Chá verde vem da planta Camellia sinensis, é que dá origem também aos chás preto e branco. Para elaborar o chá verde, é preciso colocar as folhas em vapor e depois secá-las, e com isso gera propriedade diferentes em cada chá. Este método de fazê-lo, mantém todos os ingredientes do chá. Aqui no Brasil, o chá verde é o mais popular de todos.
Não há uma tabela nutricional sobre o chá verde, os nutrientes presentes na folha sofrem variações conforme o seu plantio, adubação e tratamento. Até mesmo a região onde é plantado interfere em na tabela nutricional. Com estes fatores, fica difícil elaborar uma tabela comparativa de nutrientes existentes em diferentes marcas de chá verde.
Contudo, estudos comprovam que o chá verde é rico em flavonoides, conhecidos como catequinas, fitoquímicas responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde. Encontramos também a cafeína, onde a quantidade existente pode variar entre 10 a 86 mg por folha. Recomenda-se tomar 4 xícaras por dia, ou 600 ml, acima disso poderá ter efeitos colaterais.
O chá verde emagrece, pois, uma das catequinas, a “epigalocatequina” galato (EGCG), estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, incentivando a quebra delas, com isso a gordura não fica parada no tecido adiposo. Tomando chá para emagrecer, outros benefícios são bem aproveitados, como reduzir as chances de várias doenças, como diabetes e hipertensão.
As catequinas interagem com os receptores da leptina, um hormônio ligado à sensação de saciedade do nosso organismo. Consumindo chá nas quantidades recomendadas evitará que você coma mais do que o necessário para seu organismo. Sabemos que para emagrecer rápido, é preciso acelerar o metabolismo, e para acelerar é preciso ingerir alimentos termogênicos, este é mais um dos benefícios que o chá verde nos proporciona. O Jornal científico Obesity Reviws, publicou um artigo em 2011, onde dizia, que os polifenóis do chá verde inibem a ação de uma enzima, e agindo junto com a cafeína, turbinam a ação termogênese e a oxidação das gorduras. Primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, e assim, evitando que ela se torne gordura e se acumule em nosso organismo. O último faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também.
Atua como um agente antioxidante combatendo os radicais livres existentes em nosso organismo. Ao ingerir o chá, você fará um tratamento de prevenção de doenças crônicas como o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, e ainda atua como um antienvelhecimento da pele. Alguns especialistas dizem que o poder antioxidante dos nutrientes encontrados no chá verde, é maior que a vitamina C ou E. Em um estudo realizado pelos chineses, em 2003. revelou que uma mulher que consome o chá verde tem menor risco de adquirirem um câncer de mamas.
Hoje em nossa alimentação diária, ingerimos muito colesterol ruim, é um dos nutrientes existentes no chá, combate este colesterol. O destaque está nas catequinas EGCG, elas reduzem a absorção destes nutrientes no nosso organismo, reduzindo a quantidade existentes em nosso corpo. Estudos mostram que o grande poder de ação está na redução do LDL, um colesterol rum, e não no HDL, que é o colesterol bom. Além do EGCG, outros polifenóis, chamados de taninos estão relacionados a redução do LDL, conforme alguns estudos.
Sobre o chá verde
Verdade: O chá de verde ajuda emagrecer
Os flavonoides existentes no chá verde têm capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. O chá aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.
Meia verdade: O chá verde não deve ser adoçado
Não é o recomendado, porém se preferir pode adoçar com mel.
Mentira: Beber chá verde é mesmo que beber água
O chá verde contém além da cafeína, substância benéficas para nosso organismo. O chá é rico em aminoácidos, vitaminas B, E, C, Cálcio, Zinco, Potássio e ferro, além dos flavonoides, que fazem bem para a circulação sanguínea.
Mentira: Só deve beber chá verde quem está em busca de emagrecer
Estudos mostram que o tomar chá verde regularmente, faz muito bem a saúde. O chá tem fortes influências positivas no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.
Mentira: Não há contraindicações de chá verde
Pessoas que são portadores de doenças cardíacas, hipertensas e gravidas não devem consumir o chá verde sem antes consultar um médico especialista. O chá tem alto teor de teofilina, um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, deixando a frequência cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.
Mentira: Uma xícara de chá verde junto as principais refeições é o suficiente para perder peso.
Pesquisas publicadas no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem poder de aumentar em 4% a queima de gorduras corporal em indivíduos que consome a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras por dia.
Mentira: O poder do chá no organismo não tem relação com a sua forma de preparo.
Para um melhor resultado, é necessário preparar o chá à base de ervas naturais e na proporção de 1 g de folha para 100 ml de água, deixar em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80º C. É importante tomar o chá verde em até 15 minutos no máximo após seu preparo, para aproveitar ao máximo todas as propriedade do chá.