Vitamina A
Nas medicinas orientais, a vitamina A sempre esteve relacionada à beleza, força e rejuvenescimento. Não é à toa que ela é o principal ingrediente do Accutane – um medicamento para o tratamento de renovação da pele, hipoavitaminose A, acne severa.
É também conhecida como retinol e é a principal substância para a renovação celular e cutânea. É também responsável pela integridade da pele, revestimento dos pulmões, intestino, trato urinário e também da retina ocular.
A carência de vitamina A no corpo pode levar à cegueira noturna ou até mesmo levar à cegueira permanente, endurecimento dos revestimentos dos pulmões, intestino e do trato urinário, além de aumentar da susceptibilidade da pele à infecções como micoses.
Basta consumir 900 mg de vitamina A todos os dias para recuperar a saúde em apenas um mês. Para tratar a pele, além de uma boa alimentação rica em vitamina A e em outros nutrientes, prefira os cremes com esta substância na sua composição.
Alimentos ricos em vitamina A
- Óleo de fígado de peixe – como o de bacalhau
- Fígado bovino
- Gema de ovo
- Manteiga
- Creme de leite
- Todas as folhas verdes – agrião, espinafre, rúcula, acelga, couve, etc.
- Vegetais e frutas de coloração amarelada – pimentão, melão, carambola, etc.
- Óleo de palma-vermelha
Observação
Lembre-se de que o excesso de vitamina A pode ser tóxico – seus sintomas são sonolência, irritabilidade, cefaleia e vômito.
Cabelo escasso e seco, a queda parcial das sobrancelhas, quebra das unhas, as rachaduras labiais e a pele seca podem ser também sinais de intoxicação mais sérios. Procure sempre um médico ou um nutricionista para avaliar o seu caso.