BCAA para que serve e como tomar

BCAA

Branch Chain Amino Acids, como é conhecido em inglês, ou mais comumente chamado de BCAA pelos atletas ou quem o utiliza para ganhar massa muscular.

São aminoácidos de cadeia ramificada, substâncias não produzidas pelo corpo humano e são formados por três aminos principais: valina, leucina e isoleucina. São metabolizados nos músculos, produzindo energia e novas proteínas.

Leia também: Suco de chás e fibras para emagrecer 12 kg por mês

Tomar o BCAA durante treinos físicos em academias, por necessidade ou profissionalmente, é muito importante porque recupera a energia do corpo, antes e depois do treino, já que toda atividade física retira os aminoácidos presentes nos músculos então o BCAA entra para repor essa perda.

O BCAA colabora para elevar a insulina no corpo, que é um importante anabólico, ajudando à melhor absorção de nutrientes e de aminoácidos pelo organismo.

Por conta disso, deve-se tomar o BCAA antes e depois dos treinos, o que colabora para aumentar a massa muscular. É por isso que o corpo ganha massa quando consome o BCAA e fica passa tempo em repouso.

Leia Também: Dieta para secar – Cardápio completo para perder barriga

O BCAA em excesso – na ânsia de querer ganhar mais corpo, o indivíduo toma aminoácidos desmedidamente – pode estimular o cálculo renal decorrente do excesso de amônia nos rins, problemas no fígado, fadiga, entre outros problemas.

Pesquisas médicas revelaram que há células cancerígenas que possuem grande quantidade de leucima, um dos elementos existentens no BCAA e que pode aumentar o número de metástases no organismo.

BCAA e outras possibilidades

BCAA Emagrece?

Se seu objetivo é emagrecer, o BCAA não é o mais indicado, porém ele ajuda, pois melhora o metabolismo,  e reduz o apetite.

– A leucina, um dos aminoácidos, permite aumento muscular e auxilia a perda da gordura, e com a queima da gordura, o corpo fica mais magro e com menos riscos de fadiga;

– BCAA eleva a testosterona em quem o utiliza;

– Ganhos de força pelo BCAA propiciam aumento de massa protéica e estimulam a resistência física de quem pratica atividades musculares;

– BCAA revigora o cérebro, principalmente quando fatigado;

– BCAA ajuda a controlar a depressão;

– BCAA melhora a sensibilidade à insulina e previne o risco de diabetes;

– BCAA melhora a saúde e mantém o organismo bem e mais jovem.

Entre os BCAAs existentes no mercado e largamente consumido pelos praticantes de algum tipo de atividade física para ganho de massa muscular estão as seguintes marcas:

  • BCAA 1000 da Optimun Nutrition;
  • BCAA Xtend da Scivation;
  • Amino BCAA da Integralmedica;
  • Atomic 7 da Universal Nutrition; BCAA Power, da Labrada;
  • BCAA Plus da Probiotica.

Mas há ainda uma infinidade de outras marcas, todas com o mesmo objetivo.

Leia Também: Limão com jiló emagrece 10 kg

Whey protein ou BCAA?

Proteína do soro do leite, o whey protein pode ser usado por qualquer pessoa interessada em ter vida saudável, contendo nutrientes e aminoácidos que fortalecem a massa muscular.

O BCAA entre serve como um complemento, garantindo a síntese proteica e evitando perdas musculares.

A dupla é imbatível no quesito bem-estar por isso deve ser consumido da segunite forma: BCAA antes e depois do treino e whey protein após o treino, contribuindo para a melhoria muscular e diminuindo dores pelo corpo comuns após a malhação e os pesos elevados em séries na academia.

Nunca se esqueça de que é preciso ter um acompanhamento de um instrutor para os exercícios, fazer exames médicos antes de fazer as atividades físicas e conhecer as possibilidades de consumir suplementos com o objetivo de melhorar a massa muscular.

Facebook Comments