Receita de Batata Yacon- Controla o colesterol, previne o diabetes

Batata Yacon

A Batata Yacon controla o colesterol ruim, diabetes e ainda aumenta a sensação de saciedade. A Batata Yacon é conhecida como “insulina natural” para pessoas diabéticas. O alimento é muito benéfico para saúde, além de reduzir o açúcar no sangue, auxilia no bom funcionamento do intestino, e ainda ajuda a emagrecer.

Estudos comprovam os benefícios da Batata Yacon, a Universidade de Fukushima, no Japão, constatou que a Batata Yacon possui uma substância parecida com a insulina, e que poderá reduzir a taxa de glicose no sangue.

Batata Yacon - Emagrecer

Batata Yacon

Rica em potássio e frutooligossacarídeo, que é um tipo de carboidrato, que na qual nosso intestino não digere facilmente. O frutooligossacarídeo age de forma que nosso intestino funcione melhor, estimula o crescimento de boas bactérias intestinais, e ainda auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, tal como, inibindo a absorção de glicose pelo nosso organismo, não permitindo assim a elevação da mesma.

Além de potássio, a Batata Yacon contem fibras solúveis, que ajuda na saúde intestinal, trabalhando na prevenção do câncer de colón e infecções bacterianas, ajuda no tratamento de diarreias, na formação de bolo fecal, e ainda melhora a absorção de minerais, permitindo que nosso corpo fique com mais saúde e com um sistema imunológico mais eficaz.

Estudos feito pelo UNIFRAN (Universidade de Franca), cidade de São Paulo, afirma que o consumo diário de Batata Yacon, pode ajudar no combate e controle de glicemia de diabetes do tipo 2. O Amido, um carboidrato simples, é absorvido rapidamente pelo nosso organismo, e eleva as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gera picos de insulina, o carboidrato encontrado na Batata Yacon, acontece o contrário, nossa organismo não consegue quebrar as moléculas assim tão facilmente, e com isso a absorção fica mais lenta. Sendo assim, o açúcar chega na corrente sanguínea lentamente, e equilibra as taxa de glicose, controlando o diabetes.

A Batata Yacon possui baixa caloria

Comparando com outras batatas, observa-se que a Batata Yacon é de baixa caloria, para cada 100 g de Batata Yacon, encontra-se 30 calorias, a batata inglesa tem 52 calorias em 100 g. A Batata Yacon tem um porcentual de 83 a 90% de água, isso diminui o nível calórico.

Regula o instino

A UNICAMP (Universidade Estadual da Campinas, descobriu que a Batata Yacon é rica em inulina, que é um carboidrato do grupo dos frutossacárideos, que fermenta na nossa flora intestinal, e serve de alimento para bactérias, estimulando o crescimento de bactérias boas em nosso intestino, evitando intestino preso, e ajuda no bom funcionamento.

Sensação de saciedade

A Batata Yacon, proporciona uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais tempo a alimentar-se novamente. Isso ocorre, porque o alimento é de absorção lenta. Para aproveitar este beneficio, recomenda-se consumir duas ou três fatias de batata em um suco que pode ser consumido entre as principais refeições.

Controla o colesterol

O colesterol que carregamos em nosso corpo, é produzido no fígado, que chamamos também de sal biliar, e que atua na digestão de gorduras. Após ser utilizado na digestão de alimentos, este colesterol volta novamente para o fígado, onde deverá ser reabsorvido para produzir um nova bile. Contudo, se a flora intestinal não estiver com o seu funcionamento perfeito, o sal biliar não é absorvido, e vai para a corrente sanguínea, aumentando os níveis de colesterol no sangue. A Batata Yacon, ajudando a flora intestinal no seu bom funcionamento, ajuda também na absorção de colesterol, fazendo com que ele não fique retido no sangue.

Suco de Batata Yacon

Este suco é muito benéfico se tomado antes das principais refeições, ajuda na redução do alto índice glicêmico das refeições. Como resultado, você terá menos gordurinhas acumuladas.

Para fazer o suco de Batata Yacon você vai precisar:

• 1 batata yacón pequena (100 g) sem casca
• 1 kiwi
• Suco de 2 laranjas

Como fazer o suco de batata Yacon

Retire a casca da yacón apenas na hora de preparar o suco, pois ela escurece rapidamente. Bata com os ingredientes. Coe (se preferir) e beba em seguida.

Segunda opção de Suco de Batata Yacon

– Junte 1 rodela de abacaxi, 1 folha de couve sem talo, meia maçã, meia batata yacon e meio copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente. Prefira ingerir sem coar.

A batata Yacon é um alimento com insulina natural, é um alimento ideal para diabéticos. Para obter-se melhores resultados, é recomendado consumir a batata Yacon crua com se fosse uma fruta, o sabor é  aparentemente de uma pera. Vajamos algumas receita de batata Yacon:

Salada com batata Yacon

Para fazer a receita de salada com Batata Yacon, você vai precisar de:

  • ¼ de cabeça de aipo
  • ½ quilo de batata yacon pré-cozida
  • 250 g de batata comum
  • 250 ml de maionese light
  • 100 g de uvas-passas
  • 50 g de queijo cortado em cubos
  • Sal a gosto

Como fazer a receita de batata Yacon junto a salada:

Em uma tigela, coloque as batatas yacon,a batata comum e o aipo picados. Acrescente a maionese e misture tudo. Adicione o queijo e tempere com sal.

Decore com uvas-passas, alface e salsinha. o suco de laranja e 1 xícara (chá) de água. Bata até ficar homogêneo. Reserve.

Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 1 minuto. Junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Despeje a batata batida e junte a hortelã e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando até engrossar. Retire do fogo.

Transfira a sopa para uma tigela, espere amornar e misture a batata picada reservada. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enfeite com folhas de hortelã e sirva.

Receita de batata Yacon com robalo grelhado

Para fazer a receita de batata yacon com robalo você vai precisar:

  • 1 quilo de robalo
  • Meio quilo de batatas yacon descascadas e cortadas ao meio
  • Meio pacote de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 10 folhas de manjericão
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola pequena cortada em quartos
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de chá de coentro
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 colher de sopa paprika
  • Um quarto de pimenta jalapeno pequena sem sementes e picada
  • 1 colher de sopa azeite

Como preparar a receita de robalo grelhado com batata yacon:

Em um processador de alimentos, pique o manjericão, a salsa e o alho.

Corte a manteiga em pedaços e junte aos demais ingredientes que estão no processador e pique até misturar bem os ingredientes e se formar uma manteiga de ervas e alho.

Em uma frigideira aqueça o óleo em fogo médio. Adicione o coentro, o cominho, a pimenta jalapeno, a paprika e mexa muito bem por trinta segundos.

De seguida, junte a cebola e a batata yacon, mexendo sempre até que a cebola comece a libertar seus aromas.

Adicione a mistura de manteiga de ervas e alho. Deixe levantar fervura, baixe o fogo, tampe a frigideira e cozinhe até que as batatas yacon fiquem macias, o que deverá demorar cerca de 15 minutos.

Pré-aqueça a grelha onde irá cozinhar o robalo em fogo médio-baixo.

Esfregue o robalo com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve para assar na grelha e cozinhe por cerca de 6 a 10 minutos de cada lado, dependendo da espessura do seu peixe.

O peixe deve ser firme, mas não muito seco.

Sirva de imediato com as batatas yacon e o molho. Decore com um raminho de endro.

 

Facebook Comments

Leave a Reply