O Topiramato Faz Perder Peso? Efeitos colaterais e Análise Completa

0
196

[bloqueador]
Descoberto nos EUA, em 1979, o Topiramato é um medicamento que pode ser consumido sozinho e com outros suplementos, sendo responsável pelo tratamento de pessoas epiléticas. Ele também é usado por pessoas que tendem a ter convulsões e/ou portadores da síndrome de Lennox-Gastaut (uma doença que provoca convulsões e problemas de desenvolvimento). Além disso, o Topiramato é usada para tratar dores de cabeça/enxaquecas e até mesmo os pacientes alcoólatras.

Topiramato Faz Perder Peso?
Topiramato Faz Perder Peso?

Muitos pacientes relatam que o Topiramato ajudou a perder peso e eles dão-lo para outras pessoas, portanto, errada.

  • O que Topiramato faz para você a perder peso?
  • Quem pode consumir e quais são seus efeitos colaterais?

Vamos descobrir tudo isso abaixo, eu entendo melhor o que são os efeitos deste medicamento no corpo humano.

Quanto tomar de Topiramato

O topiramato vem em comprimidos ou cápsulas que pode ser polvilhado sobre os alimentos. Pode ser consumido com ou sem alimentos, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Cumprir com estas doses é essencial para a eficácia do produto.

Os pacientes devem tomar cuidado para não confundir o Topiramato com outros medicamentos, como é fácil de acontecer. Os médicos costumam indicar uma dose mais baixa no início do tratamento, em seguida, aumente ao longo do tempo.

O topiramato faz com que você a perder peso?

O topiramato não é um medicamento indicado para o tratamento da obesidade. Sua principal função é prevenir as convulsões e enxaqueca em pessoas que sofrem com isso muitas vezes.

No entanto, de acordo com as análises, as doses e a duração do consumo pode ter uma influência sobre o peso do paciente, indicando, assim, que o Topiramato faz você perder peso. Doses em torno de 96 a 200 mg por dia, consumidos durante as 28 semanas (mais ou menos), são as principais tendências observadas nos pacientes que emagreceram por consumirem o Topiramato. Pacientes nessas circunstâncias (de 11% para 26% dos pacientes que consomem Topiramato), tendem a perde de até 10% da sua gordura corporal.

No entanto, quando você perde peso com Topiramato, os pacientes também senti vários efeitos secundários graves para a saúde.

O mecanismo que faz com que exista esta reputação de perda de peso é desconhecido. No entanto, existem algumas teorias sobre como o Topiramato funciona no corpo e que gera a perda de peso.

O que os estudos dizem

A perda de sensibilidade do gosto: um dos efeitos colaterais do Topiramato é a mudança de sentido do paladar, devido a uma redução da saliva. Em alguns pacientes, essa mudança severa pode levar a uma diminuição do prazer em relação aos alimentos, levando à perda de peso.

Redução da produção de cortisol: a Associação Americana de Diabetes propõe outras teorias em relação a este assunto. Uma é que o Topiramato pode reduzir a leptina presente no cortisol (hormônio do estresse que gera o aumento da produção de insulina), e o mesmo pode ter um impacto significativo no ganho de peso.

Como ele é reduzida em pacientes em uso de Topiramato, essas pessoas acabam não correndo o risco de comer por pressão do estresse.

Outras teorias: outra teoria proposta pela Associação Americana de Diabetes é que o Topiramato pode atuar no sangue, a glicose e a secreção de insulina, levando à perda de peso através da fase do metabolismo, onde a maioria da energia do corpo vem de outros compostos presentes no sangue.

Este processo é semelhante ao que ocorre quando o corpo queima os estoques de gordura corporal, como uma primeira fonte de combustível. Além disso, os pacientes relatam que o Topiramato faz com que você a perde peso drasticamente, diminuindo o apetite, principalmente no período da noite.

Efeitos Colaterais

Em pacientes jovens e adultos, é comum ocorrer algumas reações adversas, tais como sonolência, tonturas, nervosismo, ataxia, fadiga, alterações no pensamento, distúrbios da voz/visão (miopia aguda e glaucoma agudo), dificuldade de memorização, confusão mental, anorexia, náuseas, perda de peso, distúrbios de linguagem, distúrbios de concentração, depressão, dor abdominal, alterações do humor, alteração do paladar, etc.

O outro problema com Topiramato é de pedras nos rins. A eliminação da droga pelo organismo ocorre por via renal, portanto, há muitos incidentes da esse efeito colateral. A bula do medicamento, é aconselhado que o paciente beba bastante água durante o tratamento.

Conclusão

O topiramato faz você perder peso apenas se o paciente siga uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos. Este medicamento não serve para queimar a gordura e não contribuir para acabar com a retenção de água do corpo, já que ele não é um diurético (muito pelo contrário).

O fato é que o Topiramato faz  você a perder peso, porque ele diminui o apetite, mas também colabora com uma série de efeitos colaterais. A dica é investir em uma reeducação alimentar e um estilo de vida saudável.
[/bloqueador]

Facebook Comments