Raio-X além das fraturas, Entenda o Porque!

0
149

Hoje falaremos sobre Raio-x! Sempre quando passamos por um ortopedista, ou sofremos algum tipo de fratura, é comum a realização de uma radiografia que mostre as informações necessárias para um diagnóstico correto.

raio-x
Raio-x

Porém, a utilidade do exame de raio-X vai além das fraturas e contusões, sendo extremante importante para verificar outros tipos de doenças.

Cada exame de raio-X tem uma particularidade e objetivo diferentes, mas todos são realizados para se verificar regiões internas e órgãos dos pacientes.

Tipos e exames

A principal função do raio-X é possibilitar observar o corpo humano de forma mais profunda. O primeiro registro sobre a invenção da radiação eletromagnética ocorreu em 8 de novembro de 1895, quando o físico Wilhelm Conrad Röntgen teve a sua descoberta dada como oficial. Röntgen era alemão, nascido em 1845 e falecido em 1923.

O Raio-X Panorâmico é uma das técnicas utilizadas, porém com foco em mostrar a região da mandíbula e maxilar. Geralmente, este tipo de raio-X é solicitado pelos dentistas, com o intuito de verificar os ossos da região da boca, dentes, etc.

Outro tipo de exame bastante comum é o raio-X do tórax, realizado na região peitoral para verificar doenças pulmonares. Existem diversos outros exames de raio-X, sendo cada um solicitado de acordo com os sintomas e queixas do paciente.

Viu, como o raio-X vai além das fraturas?

Benefícios e importância para o diagnóstico

Um dos grandes benefícios do exame de raio-X está na sua facilidade e rapidez em obter os resultados. Além disso, o exame é efetivo em casos de fraturas, apresentando um panorama de toda a região afetada; em diagnósticos de problemas bucais em geral, como cáries, canal e uso ortodôntico.

E não para por aí: é possível realizar raio-X do pulmão, pescoço, região da face e muito mais.

Como você pode observar, muitas doenças podem ser diagnosticadas através de um simples exame de raio-X. Por isso, não deixe para realizar uma avaliação completa apenas em casos de fraturas ou acidentes.

 

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.