Óleo de cártamo emagrece, o aliado perfeito da barriga chapada

0
123

O óleo de cártamo é oriundo de uma planta que tem o mesmo nome do óleo, o cártamo Carthamus tinctorius L.), com grandes ramificações, herbáceas, com muitos espinhos em suas folhas. A planta você encontra de 30 a 150 cm de altura. Cada ramo da planta, você encontra 15 a 20 sementes por cabeça. as sementes desta planta, é muito rico em óleo, de onde o mesmo é extraído.

O óleo de cártamo é muito utilizado em cosméticos, na indústria bioquímica, produção de biodiesel, corantes, alimentação, e agora pela industria do emagrecimento.

Anti-oxidante natural quem tem o poder de acelerar o metabolismo, queimar gorduras que ficam acumuladas.

óleo de cártamo emagrece?

Pesquisas dizem que emagrece sim. Porém tome cuidado com os efeitos colaterais, e entenda o que é Linolen, que está logo abaixo, neste mesmo artigo.  O óleo de cártamo é excelente para eliminar gordura principalmente da barriga. Os nutrientes que são encontrados no óleo de cártamo, tem como função de inibir a ação de uma enzima, chamada LPL (lípase lipoprateica).

Esta enzima LPL, sua função é transferir gorduras presentes na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, ou seja, estacagem de gordura. Quando esta enzima trabalha, ficamos ainda mais “gordo”. Quanto maior a atividade desta enzima, mais gorduras acumulamos.

O óleo de cártamo age diretamente na inibição das atividades da enzima LPL, e com isso, nosso organismo precisa de energia, e adivinha onde ele vai encontrar? Isso mesmo, vai “pegar”, gorduras estocadas, para transforma-las em energia, ou seja, está queimando o estoque. Este processo que nosso organismo faz, de queimar o estoque de gorduras, é chamado de lipólise, ou seja, queima de gordura.

Óleo de cártamo
Óleo de cártamo

Como tomar o óleo de cártamo

Você pode ingerir junto a comida, como fazemos com o azeite nas saladas. O recomendado é tomar de 1 a 2 colheres por dia, o ideal é tomar 30 minutos antes das principais refeições.

Outra opção é tomar as cápsulas do óleo de cártamo. Neste caso, você deve tomar 2 cápsula por dia, é também, tomar antes das principais refeições.

Como funciona o óleo de cártamo

O óleo de cártamo, é um inibidor de gorduras, age diretamente no nosso tecido adiposo, evita o acúmulo de mais gorduras. Faz com que nosso corpo queime gordura que são encontradas em nosso organismo.

O óleo de cártamo inibe o apetite, da sensação de saciedade, e com isso faz com que o nosso organismo utilize gorduras acumuladas em nosso corpo, como fonte de energia. Para maiores efeitos benéficos, é preciso fazer exercícios físicos diários.

Quanto custa o óleo de cártamo

O produto está crescendo em popularidade entre os brasileiros. Um frasco no passado era facilmente cobrado por R$ 100,00, hoje podemos conseguir por R$ 40,00, um frasco de 120 cápsula. Você encontra em lojas de produtos naturais, e também na internet.

Quanto tempo para fazer efeito

Não existe milagre, o óleo de cártamo é um grande aliado na busca de emagrecer, porém é preciso aliar-se a uma boa alimentação e atividades físicas diárias. E ainda é preciso levar em conta, que cada organismo age de uma forma. Importante mesmo, é procurar um especialista pra fazer a prescrição de uso, e quantidade.

Benefícios além de emagrecer

Óleo de cártamo benefícios
Óleo de cártamo benefícios

O óleo de cártamo além de promover o emagrecimento, traz outros benefícios para nossa saúde. Rico em ácido graxos, tal como o Ômega 6 e Ômega 9, previne as doenças cardiovasculares, pois são componentes importantes para o bom colesterol, o HDL.

Encontra se também em grandes quantidades, a vitaminas C, que tem um papel importante no combate aos radicais livres, que são causadores da desordem das células, que levam ao câncer, envelhecimento precoce e aterosclerose.

Para quem é amante da malhação, e está em busca de definição muscular, o óleo de cártamo aumenta a massa muscular e define, e ainda previne o diabetes do tipo 2, acelera o metabolismo, entre outros.

  • Acelera o metabolismo
  • Inibe o aumento das células de gordura no corpo
  • Faz com nosso organismo queime a própria gordura
  • Mair combustão de gordura
  • Diminui o colesterol
  • Aumenta o sistema imunológico
  • Possui propriedades anti-inflamatórios
  • Antioxidante natural
  • Melhora na definição muscular

Efeitos colaterais do óleo de cártamo

Aumenta a glicose e insulina ao ser ingerida em jejum, aumento da resistência à insulina, elevação da peroxidação lipídica, redução da HDL, colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão).

Linolen (óleo de cártamo)

O óleo de cártamo, surgiu no mercado para substituir o CLA ( Ácido linoleico conjugado), o qual era muito utilizado para auxiliar no tratamento de emagrecimento, na redução de gordura corporal e ainda no aumento da massa muscular. Por não haver segurança comprovada, em 2007 a ANVISA proibiu a comercialização no Brasil, desde então, o óleo de cártamo tem sido vendido como fonte natural de CLA.

Segundo a ANVISA, o óleo de cártamo não possui CLA em sua composição. O que acontece, é que o óleo de cártamo é utilizado como matéria prima para a produção sintética de CLA, já que é rico em ácido linolen cerca de 80%), ômega-6. Alguns fabricantes, ingere ilegalmente CLA nas capsulas de óleo de cártamo.

Estudos e experiencias ainda não conseguiram comprovar efeito positivo do óleo de cártamo, redução de gordura, isso sem adição do CLA (ilegal). O que se pode notar, é o aumento da resistência à insulina, aumento da glicose e insulina de jejum, e redução dos níveis de HDL.

O óleo de cártamo, rico em ácido linoleico, o ômega-6, que é essencial para nossa saúde, se consumido em excesso, pode causar inflamação subclínica no organismo, que não apresenta sinais e sintomas, porém pode causar, sério prejuízos à saúde como resistência insulínica, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, e ainda obesidade.

Conclusão

Com vemos, não existem milagres, e ainda é preciso tomar cuidados com certos produtos que aparecem no mercado, taxados como emagrecedores, e ainda milagrosos. Importante é entender a composição dos produtos, observando o que faz mau e o que faz bem à nossa saúde.

Procure um médico para auxiliar na sua alimentação, e assim emagrecer com saúde. Não adianta emagrecer, e não poder usufruir do resultado. É preciso ter qualidade de vida.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.