Fibra alimentar benefícios para a saúde!

“Coma mais fibra” – Você provavelmente já ouviu isso antes, não é verdade? Mas você sabe por que a fibra alimentar benefícios traz para a sua saúde?

Fibra alimentar – encontrada principalmente em frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas – é talvez mais conhecida por sua capacidade de prevenir ou aliviar a constipação.

Mas os alimentos que contêm fibra podem fornecer outros benefícios para a saúde também, como ajudar a manter um peso saudável e diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Selecionar alimentos saborosos que fornecem fibra alimentar benefícios em seu cardápio não é difícil. Você só precisa descobrir quais são elas.

Para isso, Quero Dieta escreveu um artigo sobre as melhores! Acesse 10 alimentos ricos em fibras e comece já a incluir em sua dieta!

Descubra o que é fibra alimentar e seus benefícios abaixo. Que tal adicionar em sua próxima refeição? 

O que é fibra alimentar?

Fibra alimentar é um alimento vegetal que seu corpo não pode digerir ou absorver.

Ao contrário de outros componentes de alimentos, como gorduras, proteínas ou carboidratos – que o seu corpo absorve – a fibra não é digerida pelo seu corpo.

Em vez disso, ela passa relativamente intacto através de seu estômago, intestino delgado e cólon e o expele de seu corpo.

A fibra alimentar benefícios para a saúde é comumente classificada como solúvel, que se dissolve em água, ou insolúvel, que não se dissolve.

Fibra solúvel

Esse tipo de fibra dissolve-se em água para formar um material semelhante a um gel. Ela pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue.

A fibra solúvel é encontrada na aveia, ervilha, feijão, maçã, cenoura, cevada.

Fibra insolúvel

Esse tipo de fibra promove o movimento do material através de seu sistema digestivo e aumenta o volume das fezes, por isso, pode ser benéfico para aqueles que lutam com constipação ou fezes irregulares.

A farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes, feijão e vegetais, como couve-flor, feijão verde e batata, são boas fontes de fibra insolúvel.

A maioria dos alimentos à base de plantas, como farinha de aveia e feijão, contêm fibras solúveis e insolúveis.

No entanto, a quantidade de cada tipo varia em diferentes alimentos vegetais. Para receber o maior benefício para a saúde, coma uma grande variedade de alimentos ricos em fibras.

De acordo com a clínica Mayo, a quantidade de fibra diária difere do homem e mulher. Para saber, clique Consumo de fibra.

Fibra alimentar benefícios para a saúde

Uma dieta rica em fibras tem muitos benefícios, os quais incluem:

1 – Normaliza os movimentos intestinais

Fibra alimentar aumenta o peso e o tamanho de suas fezes suavizando-as. Um volume de fezes é mais fácil de passar, diminuindo sua chance de constipação.

Se você tem fezes soltas, aquosas, a fibra pode ajudar a solidificá-las porque absorve água e acrescenta volume para as fezes.

2 – Ajuda a manter a saúde intestinal

Uma dieta rica em fibras pode diminuir o risco de desenvolver hemorróidas e pequenas bolsas no seu cólon (doença diverticular).

Algumas fibras são fermentadas no cólon. Os pesquisadores estão analisando como isso pode desempenhar um papel na prevenção de doenças do cólon.

3 – Reduz os níveis de colesterol

A fibra solúvel encontrada nos feijões, na aveia, na linhaça e no farelo da aveia pode ajudar a abaixar níveis de colesterol total do sangue abaixando a lipoproteína de baixa densidade, ou o “mau”, nível de colesterol.

Estudos também mostraram que a fibra alimentar benefícios podem ter outros benefícios para a saúde cardíaca, como a redução da pressão arterial e da inflamação.

4 – Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Em pessoas com diabetes – particularmente fibra solúvel – pode retardar a absorção de açúcar e ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue.

Uma dieta saudável que inclui fibra insolúvel também pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

5 – Auxilia na obtenção de peso saudável

Alimentos ricos em fibras tendem a ser mais abundantes do que os alimentos com pouca fibra, então é provável que você coma menos e fique satisfeito por mais tempo.

Os alimentos ricos em fibras tendem a levar mais tempo para comer e a serem menos “densos em energia”, o que significa que têm menos calorias para o mesmo volume de alimentos.

Outro benefício atribuído à fibra alimentar é a prevenção do câncer colorretal.

No entanto, a evidência de que a fibra reduz o câncer colorretal é ainda duvidoso.

Viu quanto benefício a fibra alimentar proporciona para uma saúde perfeita? Que tal começar a consumi-la no dia a dia?

Deixe seu comentário a respeito do que achou desse post e ajude a divulgar compartilhando em sua rede social.

Facebook Comments