Farinha de trigo

 

Quer emagrecer? Troque a Farinha de trigo por outras farinhas

Quer emagrecer? Troque todos os alimentos que tem em suas receitas, farinha de trigo refinado. Fato é que a farinha de trigo está presente em quase todos os alimentos diários da nossa vida cotidiana, tal como bolos, pães, biscoitos, tortas, bolachas, pizzas,  e por ai vai.

Farinha de trigo

Farinha de trigo – Pão Francês

Em uma matéria feita pelo Domingo espetacular, da rede Record de televisão, que foi ao ar neste domingo, 20 de outubro de 2013, revela que se você quer emagrecer, é preciso trocar todos os alimentos que levam farinha de trigo em suas receitas. Segundo o programa, em estudo feito com mais de 1.000 (mil) pacientes, o médico constatou que retirando o trigo da dieta, inclusive o integral, pode observar melhoras significativas para doenças como a obesidade, diabetes, osteoporose, e artrite. Chegando em alguns casos até mesmo a cura.

Como é produzido a farinha:

A farinha de trigo é produzida através do esmagamento de seus grãos, e depois transformando-os em pós fino. Através deste pó, se produz boa parte dos alimentos que consumimos, bolos, tortas, entre outros, inclusive o famoso pão francês.

Farinha de trigo é uma ameaça

A farinha de trigo refinada é muito pobre em fibras, é um tipo de carboidrato pobre e que ao ser consumido é facilmente absorvido pelo nosso organismo, que o transforma em açúcar, provocando um excesso de açucara no sangue, aumentando os níveis de insulina. O grande problema é que você estará com fome dentro de 2 horas, e ainda está a caminha para o diabetes.

Alimentos feito a base de farinha de trigo não são bem vindos para nossa saúde. “Amilopectina“, é tipo de hidrato de carbono, é muito facilmente convertido em açúcar no sangue, comparado com qualquer outro. Basta duas fatias de pão feito com farinha de trigo para subir rapidamente o açúcar no sangue, em quantidades superiores a seis( 6) colheres de chá de açúcar de mesa e superior a muitas barras de chocolate.

“Se fôssemos cientistas maus e decidíssemos fazer o veneno perfeito, seria coma farinha de trigo,” diz o cardiologista William Davis (Para mais informações sobre por que Davis desaconselha comer qualquer tipo de trigo — incluindo os grãos do trigo integral — leia no seu livro, Barriga de Trigo: Perca o trigo, perca peso e volte a encontrar o caminho para a saúde (Rodale, 2011).)

Quer emagrecer?

A farinha de trigo é facilmente substituível por outras farinha, tal como a farinha de chia. A farinha de chia tem um sabor agradável, e ainda tem a metade  de calorias da farinha de trigo e ainda o triplo de proteínas. Dos nutrientes que encontramos na farinha de chia, 98% são fibras, enquanto que na farinha de trigo tem 50% a mais de carboidratos, e 3% de fibras, o carboidrato é um inimigo para quem quer emagrecer.

A farinha de chia é rica em proteínas, e ajuda a emagrecer. A proteína leva mais tempo para ser absorvida, sendo necessário mais energia para sua digestão, este é um processo que chamamos de “termogênese”, e uma digestão lenta irá nos proporcionar mais saciedade, e com isso ingerimos menos alimentos.

Abaixo uma tabela comparativa da farinha de chia com a farinha de trigo retirada do site http://sentirbem.uol.com.br

 

Em 100g Farinha de trigo Farinha de chia
Energia (Kcal) 360 186
Carboidrato (g) 75,1 52.9
Sendo, Fibra (g) 2,3 51.8
Proteína (g) 9,8 29.3
Lipídeo (g) 1,4 7
Ômega 3(g) Não consta 4.2
Ômega 6(g) Não consta 1.4
Tiamina (B1) (mg) 0,31 3.72
Riboflavina (B2) (mg) Traços 0.37
Niacina (B3) 0,89 9.66
Magnésio (mg) 31 570
Cálcio (mg) 18 890
Sódio (mg) 1 1.1
Fósforo (mg) 115 1130
Potássio (mg) 151 1070

Prática de exercícios é essencial, é preciso mexer-se, faz bem em todos os aspectos. Na pratica de exercícios físicos, aumentamos nossa massa muscular magra, e nossos músculos são os principais consumidores de energia do nosso corpo, consumindo calorias, que nos leva consequentemente a emagrecer.

Em meios comparativos, uma pessoa que tem um peso aproximadamente 75 kg, deverá ingerir uma quantidade média de 90 g de proteínas por dia. Um bife de boi médio, tem aproximadamente 27g de proteínas. Um copo de leite cheio tem 4g de proteínas. Um colher de sopa de farinha de chia contem aproximadamente 3,7 g de proteínas.

Facebook Comments

Leave a Reply