Como preparar o arroz integral

 

Arroz integral é um cereal rico em nutrição, porém deixamos de consumi-lo devido à nossa cultura, que aprendemos desde criança. No processo de moagem do arroz, pode-se chegar facilmente a perder 75% do seu valor nutritivo, é retirado a película de cor escura sobrando apenas o grão branco, e esta película ( farelo) é destinada aos porcos.

É justamente o farelo que jogamos aos porcos é que ajuda no combate a prisão de ventre, colesterol,  que é tão comum no mundo moderno. Se você tem o habito de consumir arroz branco, saiba que o mesmo é capaz de prender seu intestino.

Afinal como preparar o arroz integral?

Há uma técnica diferente para fazer o arroz integral, e deixa-lo bem cozidinho.

Como Fazer Arroz Integral

Arroz Integral

Para fazer o arroz integral, você irá gastará em torno de 20 minutos de preparo a mais no fogo, comparado com o arroz branco. O ideal é cozinhá-lo na panela de pressão por alguns minutos em fogo bem forte, após 35 minutos em fogo brando, tenha cuidado para deixa-lo queimar.

Desligue o fogo, deixe o arroz mais uns 25 a 30 minutos bem tampado e com isso ele irá ficar bem molinho. Pronto. Agora é se servir.

A quantidade de água que vai junto à panela de pressão deverá ser praticamente o dobro de arroz integral. Quanto ao sal, prefira o sal de ervas. Não é necessário mexer e nem mesmo destampar.

Para fazer o arroz integral em panela “normal” faça o seguinte, Coloque o arroz, a água e o sal tudo junto na panela, coloque menos água do que quando é feito em panela de pressão.

Deixe cozinhar em fogo alto por alguns minutos, e depois deixe em fogo fraco por uns 45 minutos. Após desligar o fogo, deixe tampado por mais alguns minutos, e somente então servir-se.

Como deixar o arroz integral mais macio de cozinhar?

Para que o arroz integral fique mais macio para cozinhar, deixe-o uma noite toda de molho na água fria, ou então coloque-o em caçarola ou frigideira em cima do fogo e mexa alguns minutos, até ficar meio dourado  e estalando, agora é só cozinhar em água já quente, como se fosse arroz branco, e com isso, em meia hora, mais ou menos, já estará pronto.

Um arroz integral bem feito poderá ser guardado por mais ou menos uma semana, que não estragará.

Arroz combina com todos os tipos de alimentos do nosso dia a dia.

Facebook Comments

Leave a Reply