Carnaval – 8 dicas para você cuidar da sua saúde curtindo a folia

O ano somente começa após o carnaval. Esta é uma expressão bem conhecida no Brasil. O carnaval é uma festividade que engloba todo território brasileiro, e cada região sai para a folia com suas festas típicas.

Cuidados com a saúde no carnaval

Exagerar em sexo ou álcool pode colocar sua saúde em risco, é bom pensar nisso. Deixar de usar o protetor solar, não ingerir água, poderá fazer com que você volte mais cedo pra casa, ou para um hospital.

8 dicas de cuidados básico neste carnaval

1 – Alimentação e hidratação

Ainda em casa, faça ingestão de alimentos que vão te dar energia, para suportar o pique do carnaval. Coma carboidratos, tal como, pães, macarrão e arroz, e principalmente, evite comer alimentos gordurosos, comidas pesadas com a feijoada, rabada, pois são pratos pesados de difícil digestão, evite frituras e carnes.

Leve com você barrinhas de cereais e frutas. Faça o possível de comer de 3 em 3 horas e ainda, não abandone sua garrafinha de água, tome muitos líquidos. O ideal é tomar acima de 3 litros.

Não faça alimentação na rua, a base de maionese, saladas e frutos do mar, pois podem causar intoxicação alimentar. Fique de olho na dada de validade dos alimentos.

2 – Bebida alcoólica

Para você faz ingestão de bebidas alcoólicas, não fique de estomago vazio, o álcool por sim já é prejudicial a saúde, e de estomago vazio agrava ainda mais, o nosso corpo absorve-o mais rapidamente, e os efeitos danosos são maiores.

Especialista indicam tomar apenas 2 doses por dia, que pra muitos é impossível. A dica é, tomar a mesma proporção de álcool e água, com esta medida você evita a ressaca e ainda não fica “tonto” muito rápido. Ainda, evite as bebidas fortes e quentes. O consumo de bebida alcoólica com energético, pode causar palpitações, arritmias cardíacas e até mesmo derrame cerebral.

Para acabar com a ressaca, faça ingestão de muitos líquidos, e coma muitos alimentos nutritivos e leves. Tomar café, em poucas quantidades, poderá ajudar melhorar aquela dor de cabeça. Em caso mais urgente, que você esteja com mal estar, faça uso do soro caseiro, um copo de água, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal.

3 – Vacinas

Se você se ama, então você se cuida. Fazer vacinas antes de viajar é super importante, pois você poderá

Carnaval seguro, use camisinha

Use camisinha

se cortar em objetos na rua e a probabilidade de tétano é maior. Tome vacinas de HPV e de hepatite B. Tais tratamentos devem começar meses antes, algumas destas vacinas,
chegam a durar até 6 meses de tratamentos. Além da vacina, use preservativos.

4 – Exposição solar

Antes de sair ao sol, passe filtro solar pelo menos 30 minutos antes, assim o corpo absorve o protetor. O ideal é usar protetores infantis, pois duram mais tempo e são resistentes à água e ao suor. Use o fator de proteção de no minimo 30. Leve o protetor na bolsa, e use de 2 em 2 horas. Não se esqueça de proteger cabelos e olhos. Use bonés e óculos escuro.

Se você se queimou no sol, hidrate sua pelo com loção pós-sol. Se a queimadura é muito forte, faça compressas com pano embebido em chá de camomila, em temperatura ambiente, ou até mesmo um pouco gelado e proteja o local da queimadura ao sair ao sol novamente.

5 – Cuide da sua beleza

Mulheres, não exagere na maquiagem, pois podem causar irritações alérgicas em exposição excessivas ao sol. Procurar máscaras para os cílios a prova de água, pois com o suor podem escorrer e ainda prejudicar os olhos. Além disso, alguns perfumes em exposição ao sol podem manchar a pele. Abuse dos batons, pois hidratam e protegem os lábios.

Lembre-se, ao chegar da folia, limpe o rosto, lave bem e retire o excesso de maquiagem. Se surgir alergias, manchas e irritação da pele, procure orientação médica.

6 – Cuidados com os pés, coluna e pernas

Faça alongamentos dos braços, pernas, pescoço, antes do carnaval(folia) e após também. Cada grupo muscular deve ser alongado pelo menos 30 segundos. Tais precauções evita câimbras, lesões, torções entre outros. Procure calçar tênis, onde a parte de trás seja 3 centímetros mais alto do que a parte da frente. Estes são padrões esportivos. Não vá para a folia descalço, pois há riscos de queimaduras na sola dos pés. O asfalto e a areia são muito quentes.

7 – Roupas

Nesta época do ano, época de carnaval, o calor é intenso, procure usar roupas leves. Proteja os ombros, colo e o rosto.

8 – Higiene intima

Encontrar um local limpo neste carnaval para fazer suas necessidade fisiológica é muito complicado, e na hora do aperto redobre a atenção, pois os banheiros públicos e principalmente os químicos, são excessivamente contaminados. Não sente em vasos, a não ser que o mesmo esteja limpo, pronto para se usado.

Facebook Comments

Leave a Reply