Caminhada ou Corrida – Qual o melhor para emagrecer?

Caminhada ou Corrida – Qual o melhor para emagrecer? 

Perder peso é basicamente o desejo de todas as pessoas que abusam de alimentos ricos em sabor e pobre em nutrientes, ou seja, os alimentos que engordam são ingeridos em demasia, tornando a necessidade de emagrecer um fator importante em sua vida, sendo assim, buscar uma atividade física para emagrecer,  como Caminhada ou Corrida, se torna a única forma de obter uma silhueta mais fina.

Há quem prefira Caminhada ou Corrida e há quem pratique as duas atividades em progressão durante a atividade física, ou seja, iniciam com a caminhada e estendem para a corrida, mas estudos realizados apontam para uma atividade especificamente, que se torna mais eficaz no emagrecimento.

A Eficácia

Um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que a corrida é mais eficaz no emagrecimento do que a caminhada, além disso, o benefício da capacidade cardiorrespiratória na corrida é visivelmente maior do que com a prática da caminhada, sendo então a prática mais adequada para o objetivo de perda de peso.

Apesar das práticas da Caminhada ou Corrida apresentarem perdas significantes de calorias, como o indicativo da caminhada que apresentou uma queima pelo menos trezentas calorias dentro do período de uma hora, em comparativo com a corrida que elimina oitocentas calorias dentro do mesmo período, os estudos revelaram que após as atividades, as pessoas que optaram por caminhar, ingeriram cinquenta calorias a mais durante a refeição, quando quem se submeteu a corrida, ingeriu duzentas calorias a menos. Estes resultados indicaram que os hormônios do apetite responderam de forma benéfica à atividade da corrida, regulando e controlando a saciedade do estômago.

Para quem está iniciando a busca pelo objetivo de emagrecer, deve iniciar a corrida de forma regular, ou seja, controlando a velocidade e mantendo somente a atividade durante o tempo em que consegue realizar, podendo realizar a atividade por vinte minutos diários e aumentar gradativamente até que consiga permanecer pelo menos uma hora realizando a atividade.

Para quem prefere ir mais devagar, poderá realizar pelo menos trinta (30 min.) minutos de caminhada com velocidade intensa e completar o restante do tempo com a corrida, até que consiga obter capacidade cardiorrespiratória que permita realizar uma hora de corrida de modo ininterrupto. É necessário que antes de realizar a corrida, se o corpo não tiver sido aquecido, com uma caminhada ou com um alongamento adequado, o corpo poderá adquirir prejuízos, como lesões e fadiga muscular.

Para observar o desempenho obtido fisicamente com a corrida, deve-se desafiar o tempo, realizando um percurso maior do que o percurso anterior em menor tempo, obtendo assim uma percepção mais ampla do desempenho obtido fisicamente e sua evolução, esta evolução pode possuir uma meta, aumentando o percurso pelo menos uma vez no mês, permitindo que o corpo se habitue com a carga de atividade a que está sendo submetida. Qualquer desconforto como dores, ou enjoo deve ser também respeitado, devendo o corredor cancelar a atividade caso não esteja em plena forma física para realizar a atividade.

 Alguns cuidados na Caminhada ou Corrida

Durante a caminhada ou durante a corrida, é necessário que seja ingerido muito líquido para a hidratação do corpo, este líquido irá atuar no organismo drenando a gordura, que será posteriormente eliminada na urina, auxiliando assim ainda mais na perda de peso. A preferência do líquido durante a atividade são as bebidas que possuem pouca ou baixa caloria e pouco açúcar, sendo assim, a água se torna uma boa aliada, além disso, mantém as funções do corpo reguladas.

O descanso e a alimentação podem auxiliar na perda de peso, já que existem muitos alimentos que aceleram o metabolismo ocasionando em uma queima de calorias mais eficaz, além disso, o descanso poderá reconstruir os grupos musculares que foram submetidos a atividade.

Caminhada ou Corrida ? qual dos dois você está fazendo? Qual dieta esta seguindo, comente logo abaixo!

Facebook Comments

Leave a Reply