Benefícios da aveia

A aveia é um dos alimentos que estão no topo da lista dos especialista em nutrição. Com apenas 3 colheres de sopa de aveia por diapara controlar o colesterol e ainda manter as taxas de açúcar no sangue sob medida, e ainda atua de forma benéfica na defesa do nosso  organismo.

O interessante da aveia, é que ela é muito versátil, podendo ser usada em mingaus, saladas, arroz, feijão, entre outros.

Conheça a Panqueca de farelo de aveia Super nutritiva Bom para quem está em busca de perder peso ou mesmo par quem busca consumir proteínas puras.

Um dos nutrientes encontrados na aveia e que merece destaque é a Betaglucana, um substancia que tem capacidades de evitar o males cardiovasculares, reforçar o sistema imunológico, combater o envelhecimento precoce, eliminar microrganismos nocivos ao nosso corpo, e ainda, comprovadamente, impede a formação de tumores, inclusive os cancerígenos.

Farelo de Aveia

Farelo de Aveia

A Universidade de Iowa do EUA, em estudos, constatou a eficiência da fibra de aveia, quanto ao combate de microrganismo nocivos, ao intestino, eficaz na redução do colesterol, inibindo a produção de gorduras, proporcionando ainda o retardamento na absorção de gorduras pelo nosso organismo, ou seja ajuda a emagrecer.

Rica em fibras, a aveia, ajuda no controle do açúcar no sangue, evitando o excesso de glicose e de insulina em nosso organismo. As fibras de aveia, faz com que a absorção seja realizada de forma lenta pelo nosso organismo, e regulariza a liberação de insulina.

Aveia

Aveia

Aveia combate o colesterol ruim

Eficaz no combate ao diabetes do tipo 2, diminuindo os picos de glicemia. A fibra prolonga o efeito de saciedade, pois nosso organismo entende que não há necessidade de liberar glicose, e com isso, você tem uma sensação de não ter fome, e isso é muito bom para quem está em busca de emagrecer.

Além de combater a obesidade e o diabetes, a aveia tem nutrientes antioxidantes e vitaminas.

Mais sobre aveia

Os ingredientes que tornam a aveia um serial nutritivo é:

Fibras: Encontramos na aveia dois tipo de fibras: As insolúveis e as solúveis.
As fibras insolúveis, são aquelas quem dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, que são ricas de substancia Betaglucana, ao serem fermentadas em nosso intestino grosso, combatem e protegem o intestino, e ainda diminui o colesterol.

Vitaminas: Encontramos na fibra de aveia, vitaminas do complexo B – Niacina ( Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1), que são de suma importância para manter a saúde mental e a nossa energia. Vitaminas do tipo E também são encontrada na aveia, onde sua função é antioxidante, combatendo os radicais livres das células.

Minerais: Encontramos o Zinco, que por sua vez, combate também os radicais libre. O Silício, que é um mineral com papel importante na produção de colágeno, uma substancia responsável pela firmeza da nosso pele, que mulheres e homens após os 30 anos de idade começa a perder. Atua de forma a fortalecer, unhas e cabelos. Encontramos também o
selênio, ferro, magnésio, fósforo e cobre.

Proteínas: Entre os grão que conhecemos, é um dos que tem um quantidade significativa proteína, que libera nutrientes importantes para vários tecidos e função de nosso corpo. A aveia, ao ser comparada com o trigo, podemos dizer, que está anos luz de distância.

Composição nutricional da aveia:

Composição nutricional da aveia

Valores referentes a 100g
Calorias – 394kcal
Proteínas – 13,9g
Carboidratos – 66,6g
Fibras – 9,1g
Cálcio – 48mg
Magnésio – 119mg
Fósforo – 153mg
Ferro – 4,4mg
Sódio – 5mg
Potássio – 336mg
Cobre – 0,44mg
Zinco – 2,6mg
Vitamina B1 – 0,55mg
Vitamina B2 – 0,03mg
Vitamina B3 – 4,47mg

 Receitas de aveia para emagrecer

Bolinho grelhado de aveia e espinafre

Para fazer este bolinho, você vai precisar de:

  • 1 cebola picada (70 g)
  • 2 dentes de alho picados (20 g)
  • 3 colheres (sopa) de azeite (40 ml)
  • folhas de 1 maço de espinafre picadas (360 g)
  • 60 g de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos (85 g)
  • 3 claras
  • 1 colher (café) de fermento químico em pó (4 g) sal a gosto
  • noz moscada a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça bem uma frigideira e refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o espinafre e refogue-o até murchar e secar a água do fundo da frigideira. Deixe esfriar. Transfira-o para uma tigela, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Divida a massa em 15 porções iguais e achate-as como um hambúrguer de 5 cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira antiaderente e frite os bolinhos dos dois lados, até ficarem dourados. Sirva em seguida.

Rendimento: 15 bolinhos com 40 g cada (5 porções)
Tempo de Preparo: 20 minutos

Dica: substitua o espinafre por agrião ou couve-manteiga.

Porção (1 bolinho)
Valor calórico: 59,47 kcal
Fibras 1,64 g
Colesterol 2,72 mg

Receita e foto cedidas pela empresa Quaker

 Farofa crocante de aveia

Para fazer a farofa de aveia, você vai precisar:

Farofa:

  • ½ xícara (chá) de aveia no sabor Chocolate (50 g) ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (60 g)
  • 2 colheres (sopa) de uvas-passas branca (25 g)
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 2 colheres (sopa) de mel (30 g)
  • 20 g de nozes picadas
  • Pêra em calda:
  • 3 pêras Williams
  • ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
  • 1 canela em pau
  • 2 cravos-da-Índia
  • 1 colher (sopa) de pimenta rosa
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)

Modo de Preparo:

Farofa:
Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture-os bem com a ponta dos dedos até formar uma farofa escura. Divida-a em 4 partes iguais e reserve.

Pêra:
Corte as pêras ao meio, no sentido vertical e retire o miolo. Ferva 1 ½ xícara (chá) de água (300 ml) com o açúcar, a canela, os cravos, a pimenta e o vinho branco. Junte as pêras e cozinhe por 15 minutos ou até que estejam levemente macias. Retire as peras da água, coloque-as sobre um prato e salpique-as com a farofa. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos

Dicas: Experimente trocar a pêra por maçã, pêssego ou carambola; Você também pode servir a farofa sobre sorvetes, cremes de frutas, iogurte ou frutas frescas.

Porção Farofa (31,8 g)
Valor calórico total 118,17 kcal
Fibras 1,11 g
Colesterol 0 mg

Porção Pêra em Calda (½ pêra)
Valor calórico total 91,67 kcal
Fibras 2 g
Colesterol 0 mg

Porção Pêra em Calda com Farofa
Valor calórico total: 209,84 kcal
Fibras 3,11 g
Colesterol 0 mg

Receita cedida pela empresa Quaker

Facebook Comments

Leave a Reply