Alimentos para reforçar sua estrutura óssea

A osteoporose é uma das doenças que mais atingem a população mundial, mas há alguns alimentos que são indicados para fortalecer os ossos. Saiba quais são!

0
243

A osteoporose é uma doença que está pode aumentar em incidência entre a população mundial devido ao estilo de vida sedentário generalizado, aumento do consumo de tabaco, álcool e cafeína, e má alimentação.  

As mulheres em pós-menopausa são o grupo de população com maior risco de ter problemas ósseos (quatro vezes mais do que os homens), para sofrer uma diminuição no número de estrogênio e outras deficiências hormonais que provocam a absorção de cálcio irregular.  

Para evitar uma diminuição na densidade óssea, além de manter hábitos de vida saudáveis, é mais apropriado manter uma boa dieta. Veja mais: 

Cálcio –  laticínios e cereais 

Os nutrientes essenciais que mais contribuem para fortalecer os ossos são os ricos em cálcio, vitamina D, fósforo e magnésio. Para assegurar o fornecimento de cálcio é necessário, pelo menos, um copo de leite por dia, ou o equivalente em produtos lácteos, que resultam em 2 iogurtes por dia, ou entre 40 e 80 gramas de queijo.  

Um copo de leite contribui com cerca de 290 mg. de cálcio, que se combinado com um quarto de xícara de cereais aumentará para 600 mg. O leite de soja também é especialmente recomendado, porque, embora sua ingestão de cálcio seja menor que a do leite integral – cerca de 90 mg menos – é uma rica fonte de vitamina D. 

Vitamina D 

Esta vitamina é importante para aumentar a massa óssea, pois isso promove a absorção de cálcio e ajudam a manter um nível adequado deste mineral no sangue. Peixes, ovos, manteiga ou fígado são particularmente adequados para pessoas com problemas ósseos por sua contribuição de vitamina D.  

Fósforo – nozes e leguminosas 

Como a vitamina D, a falta de fósforo afeta a absorção de cálcio, causando a desmineralização dos ossos. Os alimentos que melhor equilibram a contribuição do fósforo são todos aqueles ricos em proteínas, como carnes, peixes, ovos e laticínios. Também é abundante em nozes, cereais integrais e leguminosas. 

Além dos alimentos, o seu médico pode também receitar remédio para osteoporose, como o Densis 5mg, muito utilizado em tratamentos para este tipo de caso.