Dieta dos pontos – Dicas Para da Certo

Dicas para sua dieta dar certo

• Faça um diário alimentar, anotando tudo o que comeu. Some os pontos depois do almoço e antes do jantar. Assim você tem ideia de quanto ainda tem direito de consumir.

• Nas refeições principais, desconte 15 pontos do tempero usado no preparo da comida.

• Se for fritura, multiplique os pontos indicados na tabela por 3. E por 4 no caso de empanado ou à milanesa. Exemplo: um bife grelhado tem 56 pontos e à milanesa 224.

• Ultrapassou a cota? Compense, comendo menos na próxima refeição.

• Coma um bom prato de salada antes do principal. É saudável e evita que você exagere nos alimentos mais calóricos, ou melhor, com muitos pontos.

• Coma a cada três horas. Além de manter o metabolismo mais ativo – importante para queimar a gordura acumulada -, você chega menos voraz na próxima refeição.

• Mastigue várias vezes cada bocado de alimento.

• Evite muito líquido na refeição. Beba no máximo um copo pequeno.

• Mexa-se. Acelera o resultado da dieta.

Saiba mais sobre a perigosa gordura trans

Um dos grandes motivos para banir a gordura trans do cardápio é que ela altera o colesterol. E o estrago vai além do causado pelo consumo da gordura saturada. “A trans eleva o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom), o que facilita ainda mais o entupimento das artérias. “Por isso, tem o poder de aumentar sensivelmente o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares”, alerta o endocrinologista Alfredo Halpern, autor da dieta dos pontos e chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Portanto, esqueça até o mais delicioso biscoito com trans. Isso mesmo, a bandida ainda vem embutida em muitos produtos industrializados e pratos prontos. Mas você tem como descobrir em quais deles ela se esconde.

A indústria de alimentos está empenhada em achar substitutos mais saudáveis para a gordura trans. Algumas marcas já conseguiram isso ao usar óleos vegetais como o de palma, que, apesar de saturado, é menos prejudicial à saúde. Mas ainda pode demorar para que a gordura inimiga suma de todos os produtos industrializados. “Até lá, é bom investigar os rótulos”, diz Renata Bressan, nutricionista da Clínica Halpern. Se tiver mais de 0,2 grama de trans por porção, não hesite em devolvê-lo na prateleria. E não se engane com aqueles que têm astericos (***) nesse nutriente. Quer dizer que a quantidade de trans é pequena (menos de 0,2 grama por porção), mas existe! O consumo de vários alimentos com um pouquinho dessa gordura pode fazer com que você ultrapasse facilmente a porção de 2 gramas – limite diário estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um adulto.

Facebook Comments

Leave a Reply