Refluxo e gastrite: Alimentos que previnem

Uma dieta equilibrada e com os alimentos certos ajuda a evitar os sintomas causados pelo refluxo e gastrite. Confira quais são! 

0
66

O refluxo e a gastrite pode ser um problema em todas as refeições do dia. Ter um bom planejamento alimentar e saber quais alimentos são recomendados, pode reduzir os efeitos e aliviar o desconforto todos os dias. 

Refluxo e gastrite 

A acidez é um sintoma drefluxo, que ocorre quando o ácido do estômago sobe do estômago para o esôfago, que liga a garganta ao estômago. Em alguns casos, o refluxo ácido evolui para uma forma mais grave da doença conhecida como refluxo gastroesofágico. 

Já a gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago e pode ser aguda, quando apresentado por um curto período de tempo, ou crônica, e se prolongar por meses ou anos. Esta inflamação do estômago provoca dor na parte superior do estômago, náuseas e, às vezes, vômitos.  

Para a amenizar a dor e acidez causada é recomendado evitar certos alimentos e incluir uma dieta com alimentos que previnem a irritação do estômago. Veja a seguir: 

Alimentos recomendados  

Existem alguns alimentos recomendados para este tipo de problema, porque eles são mais fáceis de digerir e evitar a azia. É bom incluí-los em sua dieta diária: 

  • Frutas e legumes, de todos os tipos, as frutas são mais recomendadas as maduras e descascadas, como: banana, melão, maçã e pera. 
  • Cereais integrais; 
  • Peixe e nozes: são ricos em ômega-3, que tem uma capacidade anti-inflamatória que facilita a digestão dos alimentos; 
  • Prefira o consumo de carnes brancas, como frango ou peru; 
  • Opte por leite desnatado ou semi-desnatado, queijo fresco ou iogurte desnatado.  

Além do cuidado com a alimentação o remédio para refluxo como o Pantoprazol 40mg que ajudam a melhorar e controlar os sintomas. O ideal é seguir as recomendações do seu médico para não sofrer com os sintomas e evitar que o problema se intensifique.