Rabanete para que serve, propriedades como usar?

Para que serve, propriedades, indicacão é como fazer

Rabanete favorece a produção da bílis

Embora os antigos romanos tenham espalhado o cultivo do rabanete por toda Europa, ele é muito apreciado é muito consumido nos países do extremo Oriente.

Enquanto na Alemanha o consumo médio do rabanete e de 250g por pessoas ao ano, no Japão o consumo do rabanete chega a 13kg, e na Coreia chega a 30kg.

Propriedades e benefícios do rabanete

O tubérculo  é formado por 95% de água, quase não tem proteína (0.6%) é e gorduras  (0.54%), é sua porcentagem de carboidratos também é baixa (1.99%).

É muito pobre em provitamina A é em vitamina do grupo B, exceto folatos, que ele contém 27ug/100 g. Também não aporta vitamina E.

A vitamina C é a mais abundante 22.8 mg/100 g. Os minerais estão presentes em pequenas quantidades, exceto potássio. Tudo isso faz que seu valor, de ponto de vida nutritivo, seja escasso, aportando apenas 17kcal/100g.

Para emagrecer, faça o xarope de rabanete . Excelente para soltar o intestino.

Todas as variedades de rabanete contém uma essência sulfurada de Sabor picante, onde atribuímos a sua propriedades coleréticas  (aumentam a secreção de bílis no fígado), colagogas  ( facilitam a excreção da visicula biliar), digestiva, antibióticos e mucolitícas ( abrandam a mucosidade).

Pra que serve rabanete

Suas aplicações são as seguintes:

  • Afecções hepáticas e biliares
    Transtornos digestivos do tipo funcional ( digestão lenta e pesada), por seu efeito aperitivo e tonificante.
    Sinusite e bronquite
  • Preventivo do câncer: o rabanete impede as mutações celluares que conduzem ao câncer.

Como preparar e utilizar

Rabanete Cru: É uma forma já habitual de consumi-lo. Contribui com uma cor vermelha viva aos pratoa de salada. Seu sabor levemente picante o faz aperitivo e digestivo.

Rabanete em Conserva: Nos países do extremo Oriente é de costume conserva-lo com vinagre e também fermentado em diversos preparos. Dessas formas se reduzem seu conteúdo vitamínico e as propriedades medicinais.

Só para você saber

O fígado é um grande filtro no qual são neutralizadas a maior parte das toxinas e substâncias químicas estranhas ao nosso organismo, que são ingeridas, como o álcool etílico, os pesticidas e a maior parte dos medicamentos.

Embora o fígado seja capaz de neutraluzae essas substâncias tóxicas, cabe-lhe um grande esforço que pode fazê-lo adoecer; por isso é  melhor evitá-las tanto quanto possível.

Por outro lado, as frutas, tal como as uvas, e hortaliças, tal como a alcachofra ou a cebola, favorecem a função de desintoxicação do fígado.

Facebook Comments