Quando é solicitado uma Tomografia?

0
175

A Tomografia é atualmente um dos principais e mais importantes exames radiológicos. Além de oferecer um diagnóstico mais assertivo, possibilita ao médico averiguar toda a região e identificar alterações, mesmo que mínimas.  

Sendo assim, sempre que um especialista desconfiar de que há algo de errado com algum órgão, ele poderá solicitar uma Tomografia Computadorizada. O exame é também indicado em casos de fraturas e quedas. 

Vamos saber um pouco mais sobre a tomografia a seguir. 

Tomografia do Crânio  

Tomografia de Crânio é solicitada pelo medico quando ele precisa averiguar o cérebro, seios da face, orelha, mandíbula e pescoço.  

Geralmente, o exame é indicado quando há uma suspeita que o paciente teve traumatismo craniano, infecção, tumor cerebral, presença de nódulos nessa região, dores de cabeça excessivas e até quando há uma mudança repentina no comportamento. 

O exame é realizado com o paciente deitado, não provoca dor e dura aproximadamente 10 minutos. Quando o especialista solicita o exame, ele orienta o paciente para que fique de jejum no dia da Tomografia por pelo menos 4 horas.  

Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de contraste para que o especialista possa ver melhor toda a estrutura cerebral.  

 Tomografia Computadorizada 

É importante ressaltar que a Tomografia pode ser solicitada para averiguar diversas regiões do corpo. No caso da Tomografia Computadorizada, a diferença é que o exame oferece imagens com muito mais detalhes, possibilitando assim um diagnóstico mais assertivo. 

O paciente deve permanecer imóvel durante o exame para que as imagens possam ser obtidas com qualidade. A máquina trabalha lançando uma quantidade de raio-X, sendo que parte dessa radiação consegue atravessar os tecidos do corpo, gerando assim os resultados.  

Desde uma dor de cabeça que perdura, até presença de tumores, podem ser avaliados através de uma Tomografia, por isso a importância desse exame.