O que é a Radiografia?  » Quero Dieta

O que é a Radiografia? 

Você sabe exatamente o que é a Radiografia? 

A radiografia é um exame de imagem, também conhecido como Raio-Xmuito solicitado para observar partes do corpo humano. 

Através de radiação ionizante, o exame de Raio-X é capaz de expor determinada área do corpo, principalmente quando há queixas de dores e incômodos e, assim, identificar o que está acontecendo com o paciente. 

Radiografia

Radiografia

 

Para que serve a radiografia?  

Seja o Raio-x Panorâmico, Raio-X do Tórax, ou de qualquer outra área, durante o exame os raios atravessam os tecidos, permitindo visualizar órgãos e partes do corpo humano. 

Principalmente quando ocorre algum acidente, com indícios de fraturas, a radiografia é solicitada imediatamente para avaliar a área afetada. 

No caso do Raio-x Panorâmico, ele é solicitado quando o paciente precisa iniciar tratamentos ortodônticos, assim como identificar problemas bucais em geral, como cáries, canal e uso ortodôntico.   

Já o Raio-X do Tórax é realizado quando o paciente apresenta queixas a respeito das regiões do pulmão. Ele tem o objetivo de diagnosticar doenças como, tuberculose, pneumonia, e demais doenças pulmonares. 

Sempre que o paciente apresenta dor torácica, excesso de tosse, dificuldades para respirar, pode ser solicitado pelo médico responsável o exame de o Raio-X do Tórax. 

 

Exame útil na medicina  

Utilizada há muitos anos na medicina, a radiografia é um exame útil e que apresenta resultados rápidos, sempre que o médico precisa observar determinadas partes do corpo. 

A radiografia também pode ser solicitada para é preciso avaliar estruturas ósseas, presença de tumores, identificar objetos estranhos, infecções, osteoporose, artrite, entre outras.  

 

Preparo para a radiografia 

Dependendo da área a ser avaliada durante o exame, pode ser que o profissional peça apenas para o paciente retirar relógio, brincos, tiaras e piercings. 

O exame é totalmente indolor, rápido e eficaz para descobrir doenças e chegar a um diagnóstico mais assertivo. Dessa forma, muito prontamente o médico pode indicar o tratamento correto para o paciente.

Facebook Comments