Acelga como preparar? Benefícios e propriedades.

Acelga, de folhas verdes verdes brilhantes e pecíolos brancos e carnosos, planta herbácea da família das quenopodiáceas.

Apesar da acelga ser uma verdura já conhecida há muitos anos, onde os gregos já apreciavam desde de 2.500 anos , ainda há pessoas que há considera simples, algo comum, de pouco valor.

No entanto a acelga, continua aí,  atraente, com seus grossos talos brancos e suas folhas brilhantes, aguardando que algum ser humano saiba como reconhecer suas propriedades.

Propriedades e indicações da acelga

A acelga destaca-se por seu conteúdo em provitamina A é em ferro. Estas são suas indicações mais importantes:

Obesidade: A acelga tem a propriedade de sastifazer satisfazer o apetite com baixo teor energético, algo em torno de 20kcal a cada 100g de acelga.

Em qualquer de suas formas de preparo as acelgas constituem um prato ideal, principalmente no jantar, para aqueles que desejam emagrecer.

Depurativa a alcanilizante do sangue

Por ser rica em sais minerais, a acelga é depurativa decorativa e alcanilizante do sangue.

Digestiva e laxante

É recomendada em casos de gastrite,  prisão de ventre e hemorróidas.

Anemia

Por se rica em ferro, a acelga é altamente recomendado para combater anemia.

As acelgas são ricas em ácido oxálico, porém menos que o espinafre, no entanto, deve ser usada com moderação em casos de  cálculos ou litíase renal.

Como fazer, preparar acelga

As folhas podem ser fervidas ao vapor ou então refogadas e temperadas com azeite extra virgem e limão, tornando se um prato leve é muito saudável.

As folhas tenras, podem ser ser consumidas em saladas.

Os talos: muitas pessoas dizem que este, é a melhor parte da verdura acelga. Podem ser cozidos, empanados ou usados em sopas de verduras.

Para  você saber

O caldo de acelga, ou de outras verduras, tem um notavel efeito alcalinizantes sobre o sangue e os tecidos corporais, devido à sua riqueza em sais minerais de reação alcalina.

Devido a isso, favorecem a eliminação dos resíduos tóxicos do metabolismo, que são de caráter ácido, como o ácido úrico.

Facebook Comments