Abobrinha, Benefícios Propriedades e Indicações

Abobrinha suaviza o conduto digestivo.

Abobrinha é uma planta herbácea da família das cucurbitáceas, cujo talo não rasteiro pode alcançar até um metro de comprimento

Abobrinha

Abobrinha

Abobrinha é muito parecida com pepino, embora botanicamente se encontre mais próxima da abóbora.

Todas as variedades de abobrinha têm uma consistência interna branca ou amarelada, semelhante à do pepino, embora seja mais consistente.

Por seu sabor agradável,  e as propriedades dietoterapêuticas, a abobrinha ganhou merecida reputação entre as hortaliças.

Propriedades e indicações

Embora a abobrinha pertença à mesma espécie botânica da abóbora, apresenta   características próprias.

Por exemplo, contém pouco beta-caroteno, diferente da abóbora que é muito rica nessa importante provitaminas; por outro lado, possui 1,16% de proteínas, quantidade muito semelhante à da abóbora.

A abóbora e a abobrinha têm em comum o baixo teor de gorduras, baixo teor de sódio e baixo teor de calorias; contudo a abóbora apresenta ainda mais baixos valores de todos os nutrientes.

A abobrinha destaca-se por suas propriedades emolientes ( suavizantes) sobre o aparelho digestivo, devido à seu conteúdo em mucilagem. Também é ligeiramente diurética. Tudo isso a faz muito apropriada nos seguintes casos:

  • Dispepsia ( má digestão) , gastrite, cólon irritável, colite  ( inflamação do cólon).
  • Dietas de emagrecimento: Contém baixíssimo teor de gordura e calorias, com uma quantidade relativamente alta de proteínas.
  • Afecções cardiovasculares, como hipertensão arterial, arteriosclerose e afecções coronárias.

Como preparar abobrinha

Crua : Preparada em refogados, em omeletes ou mexida. Frita é muito saborosa, mas tem o inconveniente de absorver uma grande quantidade de óleo.

Creme de abobrinha: Bem cortadinha, a abobrinha pode ser cozida com leite de vaca ou de soja, um pouco diluídos.  Tritura-se e pode ser engrossado com amido de milho ( maisena).

A abobrinha combina muito bem com o tomate. Preparados juntos, desde que não seja fritura, são muito digestivos e é ligeiramente diuréticos; ideais nos programas de emagrecer.

Facebook Comments