A diferença entre luxação e entorse

0
219

Já aconteceu de você cair, se machucar e não saber exatamente que tipo de lesão sofreu? É normal, uma vez que há diferentes tipos, como luxação, contusão, fratura, entorse… 

Em todos os casos, para descobrir exatamente o que aconteceu com o paciente, o médico deve solicitar um exame de Raio-X, que ajudará a descobrir de fato o diagnóstico correto. 

 Luxação  

A luxação ocorre quando, na queda ou acidente, o paciente perde o contato entre articulação e ossos. O osso se desloca, causando muita dores e lesões nos ligamentos.  

Durante o atendimento, após a realização de um Raio-Xo especialista deve posicionar o osso deslocado, pode ser indicado o uso de gesso por um tempo, até total recuperação. 

Alguns confundem a luxação como quebra do osso, mas não é! O osso apenas se deslocou da articulação, a dor é sim bastante forte e o paciente fica com os movimentos prejudicados. Mas ao seguir as orientações do médico, ele poderá se recuperar normalmente. Em alguns casos, é preciso a realização de cirurgia.   

Entorse  

Trata-se de uma distensão das estruturas, mexendo diretamente nas articulações e ligamentos.  Geralmente, a entorse se dá devido a movimentos muito bruscos, que podem causar ruptura ou estiramento dos ligamentos.  

Pode acontecer a ruptura parcial ou total, dependendo do tipo de lesão. A primeira medida é tratar o local lesionado com gelo, por pelo menos 20 minutos. Em casos muito graves, pode ser preciso operar e mobilizar o local.  

Para quem precisa realizar exames de imagens, há clínicas especializadas de Raio-X Joinville e Raio-X Taubaté, onde você pode agendar diretamente pelo site da empresa. Tudo de forma rápida e sem burocracia.