Esta dica de chá de pitanga é FÁCIL demais!

 

O chá de pitanga é ótimo para emagrecer, pois ajuda a reduzir a apetite e com isso comemos menos. Além de ajudar no emagrecimento, ao fazer o uso do chá de pitanga, você está combatendo doenças de estômago, câncer, diarreia e doenças degenerativas.

Ao fazer o uso de chá de pitanga, você estará prevenindo a hipertensão ( baixa pressão) e reumatismo.

Para fazer o chá de pitanga você vai precisar de:

  • 10 folhas de pitanga
  • 1 litro de agua

Como fazer o chá de pitanga:

Junte a água e as folhas de pitanga em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e tampe a panela. Mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e guarde em uma garrafa na geladeira.

Qual a quantidade recomendada?

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá de pitanga ao longo do dia, preferencialmente entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Chá de pitanga

Chá de pitanga

Sobre o chá de pitanga

Sabe-se que o chá de  pitanga diminui os níveis de triglicerídeos e ainda combate a pressão alta. Estudo da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, interior do estado de SP,  revela que muitas das substâncias que conferem aquele cheiro adocicado à polpa, principalmente os monoterpenos, são as mesmas que aparecem nas folhas da pitaqueira, usadas há séculos pela população em chás medicinais.

O fruto e a folhas de pitanga tem em comum são os compostos voláteis, ou seja, que se desprendem no ar, e por isso é possível sentir o perfume, e que foram comprovado efeitos contra vários males, tal como, combater a diarreia, aliviar a febre e as inflamações, diminuir os níveis de triglicérides, e ainda combater a pressão alta. O excesso de chá de pitanga, pode causar perdas de potássio e com isso poderá afetar até mesmo a frequência cardíaca.

A faculdade de Zootecnia, sugere que em vez de tomar o chá das folhas, tome o suco da fruta que é bem melhor. É possível encontrar a polpa da fruta em grande supermercados, basta fazer o suco e tomar naturalmente.

Além de combater a hipertenssão, o chá de pitanga é rico em antocianinas, flavonoides e carotenoides. São excelentes como antioxidantes, combatendo os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precose e previne contra o cancer. A pitanga é rica em licopeno, onde a quantidade chega o dobro do tomate. O licopeno é reconhecido na prevenção de tumor, ou seja câncer.

Facebook Comments

One Response

  1. Eliana

Leave a Reply