Chá de Gengibre

0
166

O gengibre é uma raiz nativa da Ásia, que tem sido usada tanto na culinária e na medicina alternativa. Outros nomes de gengibre são mangarataia ou mangaratiá. A partir da infusão de partes de raiz, é possível fazer o chá de gengibre.

O chá de gengibre é um grande aliado da perda de peso, pois é um poderoso diurético, e é considerado um alimento termogênico, aumentando o metabolismo e fazendo o corpo a gastar mais energia. Mas além de ajudar na perda de peso, o gengibre também ajuda na digestão e atua contra a azia e gazes intestinais.

Tomar diariamente chá de gengibre ajuda a perder peso de até 2 kg por semana, desde que a pessoa se comprometa a fazer exercício físico pelo menos 4 vezes por semana, com uma intensidade que faz com que você realmente tenha que suar a camisa, além de ingerir menos calorias, é claro! 

Receita de chá de gengibre

O chá de gengibre deve ser feita na proporção: 2 cm de gengibre fresco, ou 1 colher de chá de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos.
  • Desligue o fogo, tampe a panela e espere esfriar, coar e beber.

Como consumir:

É aconselhado a tomar chá de gengibre, 3 vezes por dia.

Variações de chá de gengibre pode ser feito por adição de limão, canela ou noz-moscada e gengibre ralado, também pode ser adicionado a sucos e saladas.

Benefícios do consumo de gengibre

Chá de gengibre benefícios

Os benefícios do consumo diário de gengibre também incluem:

A prevenção de alguns tipos de câncer, devido à sua ação antioxidante;

Combate a doenças, devido à sua ação antisséptica;

  • Elimina toxinas do fígado;
  • Melhora a circulação do sangue;
  • Melhora a digestão;
  • Prevenção da azia e gases intestinais;
  • Ajuda a eliminar pedras nos rins.

No entanto, é necessário ter cuidado, pois o gengibre reduz a viscosidade do sangue, quando utilizado em grandes quantidades e o seu consumo por indivíduos que tomam medicamentos anticoagulantes regularmente, como aspirina, deve ser orientado pelo nutricionista, para evitar o risco de sangramento.

O gengibre tem muitos benefícios terapêuticos, entre eles uma ação:

  1. Bactericida
  2. Fungicida
  3. Antioxidante
  4. Anti-séptico e
  5. Anti-inflamatório

O chá de gengibre pode ser benéfico em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajuda na digestão e no combate a doenças da garganta e do trato respiratório.

Benefícios do chá de gengibre

Ajuda na perda de peso:

O chá de gengibre é um aliado para quem quer perder peso, pois é um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, aumenta a temperatura do corpo e acaba ajudando você a perder peso. No entanto, não é suficiente apenas para tomar o chá de gengibre e esperar uma perda de peso significativa, os seus benefícios só será percebido se combinado com uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Diminui a náusea:

Alguns estudos têm demonstrado que o chá de gengibre pode ajudar a diminuir as náuseas depois de comer. Quando o alimento não “cai” bem, ele ajuda a diminuir essa sensação de má digestão. No entanto, se a causa do enjoo é um tumor, por exemplo, ele não terá esse efeito. Por ajudar na digestão, o seu uso também está relacionado a um alívio dos sintomas de gases.

Também pode ser usado para diminuir náuseas em pessoas que fazem quimioterapia ou mulheres grávidas, por exemplo, mas é importante sempre conversar com o seu médico antes de começar a fazer uso do chá em uma destas situações.

Evita úlceras e gastrite:

Como o chá de gengibre ajuda a combater a bactéria H. pylori, uma das principais causas de gastrite e úlceras do estômago. Este mecanismo acontece da seguinte maneira:

  • A bactéria entra no corpo humano através dos alimentos e é corrigido no estômago, causando gastrite e úlceras. No entanto, o chá iria diminuir o aperto no estômago, tornando-o mais difícil para ela manter e que causam as doenças.

Pode ajudar na prevenção de câncer:

Entre os tipos de câncer que estudos mostram que o chá de gengibre pode ajudar a impedir que é o câncer de estômago, uma vez que ela está relacionada, na maioria dos casos, as alterações causadas por úlceras de estômago.

Ele também age na prevenção do câncer de cólon-retal, pois ele tem uma substância chamada 6-gingerol, o que impediria o desenvolvimento e a proliferação de células de câncer na região do intestino. Estudos em animais também mostram uma diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de fígado.

Prevenção de doenças respiratória

Chá de gengibre gripe
Chá de gengibre gripe

Chá de gengibre tem ação antioxidante no organismo, ele atua na prevenção de gripe e resfriado. Ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de tosse e dores musculares e doenças como a asma e a bronquite.

Quais são as contra-indicações para este chá?

As pessoas que já têm problemas de estômago ativos, tais como gastrite e úlceras não devem consumir o chá de gengibre, pois ele pode piorar a irritação no local. Como o gengibre estimula a circulação do sangue, as pessoas com hemofilia – uma condição que impede a coagulação do sangue – também não devem consumir o chá. Qualquer pessoa que tenha uma doença do coração, hipertensão, hipotireoidismo, ou diabetes devem consultar um médico antes de fazer uso deste chá.

Facebook Comments